Casos de Sucesso
Reduza o custo da sua conta com Projeto energia solar fotovoltaica em até 95%
A SOLAZZI personaliza e dimensiona o seu sistema fotovoltaico para atender às suas necessidades e expectativas considerando:
- O seu histórico de consumo;
- O histórico do clima da sua localização;
- As condições de instalação na sua propriedade, seja no telhado ou em solo.
Ao produzir a sua própria energia através do Sol, você não terá mais a preocupação com os aumentos na energia elétrica.
Saiba quanto vai economizar
Envie-nos uma foto da sua conta de luz, iremos analisá-la sem custos e orientá-lo para a melhor solução visando o melhor custo-benefício sem abrir mão da qualidade e confiabilidade.
Assim, ao contrário das hidrelétricas, as placas fotovoltaicas não requerem uma grande área de instalação nem o desmatamento de vegetações para que possam funcionar.
você sabia?
O sistema fotovoltaico é capaz de reduzir em até 95% o valor de sua conta de energia elétrica ( indústria, Residencial, Comercial, Agro)
A Energia excedente gerada pelo sistema (Durante viagens ou recesso por exemplo) será considerada “crédito” e pode-se utilizar em eventos ou festas, onde o consumo de energia é maior. Este saldo estará descrito em sua fatura de energia após a instalação do sistema.
O crédito excedente também pode ser utilizado para abater faturas de energia de outros imóveis (Desde que todos os imóveis estejam no mesmo CPF ou CNPJ do proprietário do sistema).
O prazo para se consumir os créditos são de até 60 meses.
Como Funciona o Projeto energia solar fotovoltaica
1.
Sim, nós sabemos que se este for um dos primeiros contatos com informações sobre energia solar, provavelmente há dúvidas pairando quanto ao funcionamento de um sistema fotovoltaico.
3.
De forma resumida, o processo inicia-se pela irradiação solar (mesmo em dias nublados, há irradiação solar), esta, é captada pelas placas solares que transformam a irradiação em energia de Corrente Contínua (CC).
A Corrente Contínua através de cabos vai para um Inversor, que por sua vez, transforma a energia de Corrente Continua (CC) em Corrente Alternada (CA).
Projetos realizados
De forma afinada, nossas instalações são realizadas seguindo critérios de funcionalidade alinhada à estética. Alocamos a distribuição dos painéis solares em um layout que ressalta a harmonia, desta forma, o local instalado mantém suas características atrativas, principalmente por vista aérea. Confira:
Projeto energia solar fotovoltaica pode me ajudar?
- DESPESAS PREVISIVEIS
Adotando o sistema de energia solar, seus gastos com eletricidade passam a ser mais previsíveis. Afinal. o valor do financiamento da energia solar é fixo. E em aproximadamente três anos, você já tem o retorno do investimento.
PRSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Além da economia, você estará contribuindo diretamente com o meio ambiente.
Com a utilização da energia solar, ocorre a redução de outras fontes “sujas” de produção de energia.
Você prima pela substituição de fontes que não são renováveis e já estão provocando escassez de matéria-prima. A energia solar não polui, não oferece impactos a natureza e encontra-se em abundancia no território brasileiro.
Projeto energia solar fotovoltaica
Para aproveitar totalmente os benefícios da energia fotovoltaica, um projeto energia solar fotovoltaica é medida indispensável e completamente benéfica para clientes que desejam um serviço plenamente satisfatório.
A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. E, além de ser econômica e vantajosa, os painéis funcionam à base de radiação solar, ou seja, a energia pode ser gerada mesmo em dias nublados e chuvosos.
Como desenvolver um projeto de energia solar?
O projeto de energia solar fotovoltaica inicia com a definição da quantidade de energia que precisa ser produzida. Posterior a isso, é realizado um cálculo de produção de energia desejada. E assim, acontece a devida instalação do protótipo.
Em paralelo, é necessária toda à adequação técnica, que abrange documentação e homologação perante à concessionária de energia. Nesse sentido, desenvolver um projeto de energia fotovoltaica exige qualificação e experiência, evitando assim, eventuais problemas.
Todavia, o caminho para o desenvolvimento de uma proposta comercial de energia solar passa por etapas como o conhecimento da demanda, inspeção técnica, dimensionamento, aprovação e instalação.
Além do mais, o tamanho do projeto se limitará conforme à área disponível para a implementação dos painéis solares.
Nesse processo, a escolha do tipo de sistema fotovoltaico se faz presente. Separamos então, características específicas do sistema On-grid e Off-grid, para te auxiliarmos na escolha. Confira:
On-grid
- Esse tipo sistema fotovoltaico precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia, dispensam a utilização das baterias e dos controladores de carga e são dessa forma, mais baratos.
- Além disso, o sistema on grid não possui armazenamento de energia. Contudo, toda a energia excedente volta para a rede convencional de energia elétrica. Assim, o relógio medidor vai identificar e gerar créditos de energia, que poderão ser utilizados quando a demanda for maior que a produção, em um período de até 36 meses.
- Com o retorno em forma de crédito, a sua residência economiza na conta de luz, já que, só pagará a diferença entre o que é produzido e o que é consumido.
Esse tipo de sistema é regulamentado pela resolução normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 17 de abril de 2012, que é o que define o mecanismo de compensação de energia.
Off-grid
- O sistema off-grid é autônomo, sem qualquer ligação com a distribuição de energia. Dessa forma, se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento de energia.
- A energia excedente produzida é utilizada em momentos de pouca ou nenhuma incidência de luz solar. Ademais, as baterias são a fonte de energia reserva do sistema, então, deve-se pensar em adquiri-las com espaço de armazenamento suficiente para manter a residência, tendo como base a demanda da casa e as condições climáticas.
- A princípio, para uma melhor eficácia nesse sistema, deve ser idealizado para gerar no máximo 100% da energia média consumida, já que, o consumidor não será remunerado pela energia excedente.
Quem faz o projeto de energia solar?
Na categoria dos engenheiros, somente o eletricista possui as atribuições para projetar e executar projetos de energia solar fotovoltaica, conforme o artigo 8º da resolução n.º 218, de 29/06/1973 do CREA/CONFEA.
Porém, uma dúvida sempre pairou sobre o mercado fotovoltaico: técnicos eletrotécnicos podem assinar um projeto de energia solar?
Por muito tempo, as concessionárias não aceitavam a assinatura de um projeto de energia solar realizado por técnicos em eletrotécnica, e também, não eram amparados pela lei. Mas, em 2019, a resolução n.º 74 do CFT, declarou que:
Art. 1° Os Técnicos Industriais com habilitação em eletrotécnica, têm prerrogativa para:
- Conduzir, dirigir e executar trabalhos de sua especialidade;
- Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas voltadas para a sua especialidade;
- Orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos elétricos e instalações elétricas;
- Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados da área elétrica.
E, finalmente, o artigo quinto ampara:
Art. 5° Os técnicos em Eletrotécnica para as prerrogativas, atribuições e competências disciplinadas nesta Resolução, têm como limite as instalações com demanda de energia de até 800KVA, independente do nível de tensão que supre esse montante de carga.
Concluindo então, que os responsáveis por planejar e assinar um projeto de energia solar podem ser engenheiros elétricos ou eletrotécnicos, desde que, nesse último caso, o técnico em eletrotécnica dirija instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kVA.
Como dimensionar um sistema de energia solar?
Para saber o tamanho do sistema que você precisa é ideal que seja feita uma análise da sua conta de energia. Através de um consumo energético médio, ao longo de 12 meses do ano, será possível entender a demanda que o cliente possui.
Assim, o dimensionamento do projeto de energia solar será assertivo e eficaz. Por outro lado, o conhecimento de algumas grandezas é essencial para a prestação de um bom serviço.
Grandezas:
- Volt (V) grandeza utilizada para medir tensões elétrica;
- Ampere (A) usado na medição de corrente elétrica;
- Watt (W) é utilizado para medir a potência e é o resultado da multiplicação de tensão pela corrente: W = V x A
- Wp = Watt de pico: a máxima potência obtida em condições ideais.
- Wh = Watt hora: potencia gerada ou consumida por hora. É normal em geração de energia se determinar o total gerado em um período de tempo.
- Ap = Ampere de pico: é a corrente máxima obtida em uma condição ideal.
- Ah = Ampere hora: trata-se da corrente máxima obtida ou consumida em uma hora.
Contudo, é a hora de analisar a relação de todos os equipamentos em que há pretensão de se ligar ao sistema. Por isso, verifique o consumo em Watts e a quantidade de horas que cada um fica ligado por dia.
Assim, será possível multiplicar os valores de consumo pelas horas de uso, dimensionando especificadamente o seu sistema de energia fotovoltaica.
Somando todos os resultados, obtemos o consumo diário de energia. Quando se tratar de consumo não regular, tal como residência de fim de semana, é preferível trabalhar com valores de consumo, considerando os dias que não haverá consumo mas há geração e isso deve ser compensado com o armazenamento em baterias.
APLICAÇÕES DO PROJETO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, PRECAUÇÕES E MEDIDAS A SEREM TOMADAS
O projeto energia solar fotovoltaica inicia-se com a definição da quantidade de energia que precisa ser produzida. O sistema deve ser dimensionado para gerar 100% da energia média consumida.
Outro ponto importante considerado pelo projeto energia solar fotovoltaica é a aplicação e o posicionamento dos painéis. A escolha do lugar tem de ser bem planejada, sendo que o tamanho do sistema é restrito à área disponível para instalação.
O projeto energia solar fotovoltaica procura estabelecer o melhor local para instalação e inclinação dos painéis. A orientação recomendada é voltada para a linha do Equador, e a inclinação deve ser em um ângulo em que a luz solar incide mais perpendicularmente, sendo que a produção máxima de energia se dará em função da intensidade do sol.
Uma das medidas tomadas ao realizar um projeto energia solar fotovoltaica é em questão das sombras e iluminação do ambiente, sendo que, se os painéis forem instalados em um local que seja obstruído por algum tipo de construção, a quantidade de energia produzida pode ser prejudicada.
Por essa razão, o planejamento e o projeto energia solar fotovoltaica são necessários, pois eles servem justamente para evitar que erros ou falhas na instalação aconteçam, garantindo, assim, um serviço funcional e eficaz.
Passo a passo de um Projeto energia solar fotovoltaica
Fazer um Projeto energia solar fotovoltaica pode ser desafiador e, portanto, requer muita dedicação. Por isso, é fundamental compreender todas as etapas desse processo, de forma a executá-lo da melhor maneira possível.
Mas e que parâmetro devemos seguir para estar em conformidade com um bom Projeto energia solar fotovoltaica?
De início, pode parecer assustador, mas com o tempo e a rotina, tudo ficará mais tranquilo. Além disso, te ajudaremos nessa trajetória até o sucesso.
Primeiro passo:
Em primeiro lugar, se faz necessário analisar as despesas de luz e o seu consumo. Procure na conta de energia o gasto mensal em kWh. É com base neste número que você vai poder calcular o “tamanho” do sistema fotovoltaico, dimensionando assim, o tamanho do Projeto energia solar fotovoltaica que precisará ser feito.
- Para calcular com precisão quanto custa instalar energia solar você deve utilizar o consumo médio mensal de energia, ou seja, a média dos últimos 12 meses.
Além disso, é preciso possuir um vasto conhecimento sobre os equipamentos e potências para captar a luz de forma eficaz e transformá-la em energia elétrica.
O projetista opta por componentes que capazes de suprir o consumo elétrico mensal do cliente, otimizando o rendimento energético.
Assim, o idealizador deve dimensionar o sistema fotovoltaico (em um projeto de energia solar). Nesse momento é realizado o cálculo para entender qual a energia produzida pelos painéis solares em relação a incidência de luz na instalação.
Posterior a essa estimativa, é estabelecido a potência necessária para o sistema, a tensão e o número de módulos fotovoltaicos que são fundamentais.
Além de saber realizar com eficiência o dimensionamento, conhecer o kit para projeto de energia solar é imprescindível.
Kit de energia solar
O kit de energia solar possui, basicamente, cinco itens: o painel solar fotovoltaico – que consiste no conjunto de módulos fotovoltaicos responsáveis por converter a luz solar em energia, o inversor solar – que direciona a energia gerada e a excedente para a rede da concessionária –, a caixa de junção (string box) – que protege o sistema contra surtos e outros anos elétricos –, as estruturas de suporte e ancoragem – que são os equipamentos usados para fixar os módulos sobre o telhado – e o cabeamento, formado por cabos e conectores que fazem a conexão elétrica entre os demais componentes.
Segundo passo:
Nesse passo, se realiza a inspeção técnica da unidade consumidora. Com o início das visitas, o projetista desenvolve uma análise preliminar do projeto, além de coletar informações.
Do mesmo modo, os dados auxiliam a entender as reais necessidades, bem como, o tipo de telhado para instalação e fixação dos equipamentos de suporte.
Outros fatores relevantes são, por exemplo, orientação e incidência solar do telhado, tipo de ligação elétrica do imóvel, incidência de sombras sobre o telhado e o cálculo da área na qual as placas solares serão inseridas.
Com todas essas informações, as estimativas de retorno financeiro e cálculos como rendimento energético devem ser realizados. Dessa forma, os dados devem estar contidos no documento de acesso à rede para micro geração distribuída que, futuramente, serão anexado para a distribuidora.
Terceiro passo:
Com essa etapa, o dimensionamento para energia solar é concluído. As diversas informações devem ficar centralizadas no documento que é enviado à distribuidora. Entre estas, estão:
- Quantidade de energia deseja gerar com o Projeto energia solar fotovoltaica
- Eficiência da célula fotovoltaica e do material de sua composição;
- Especificar inversor e outros equipamentos ;
- Orientação, localização e espaço físico dos módulos;
- Dimensionar com as características do módulo, quantidade e forma de arranjo dos módulos;
- Informações solarimétricas disponíveis para a área de instalação do Projeto energia solar fotovoltaica
Simultaneamente, serão fornecidos os detalhes de todo o projeto elétrico do sistema fotovoltaico conectado à rede (SFCR).
Então, com toda a documentação do projeto de SFCR, inicia-se o processo de solicitação do acesso à rede e homologação. Conforme padrão, documentos como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), certificado de conformidade do inversor e lista de unidades consumidoras devem ser apresentados.
Então, a distribuidora analisa o seu Projeto energia solar fotovoltaica e autoriza a instalação. Mas calma! As etapas não param por aí…
Quarto passo:
Finalmente, depois da formalização do orçamento e homologação do sistema, é possível realizar a instalação. Até que o Projeto energia solar fotovoltaica seja introduzido, todos os processos burocráticos acima citados, precisam estar resolvidos.
Contudo, a fixação das placas solares é, sem dúvidas, o passo mais importante e concluinte de um projeto de qualidade.
É por esse e outros motivos que todos os passos anteriores precisam ser realizados de forma impecável, pois assim, tudo ocorrerá de forma eficiente e o sistema estará funcionando conforme as demandas da residência/empresa.
Como instalar um Projeto energia solar fotovoltaica
- Após a preparação do local e com base no “layout” desenhado para o sistema, a equipe subirá até o telhado e demarcará onde os painéis serão alocados.
- Os suportes serão parafusados para que sirvam de sustentação das placas solares, promovendo fixação do sistema.
- Posteriormente, será realizada a instalação das placas e a conexão dos fios e cabos.
- Conexão de painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa. Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista.
- Feita a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.
Pronto, você estará gerando energia renovável através da luz do sol. Após todos os passos concluídos, o seu imóvel produzirá energia limpa, apoiará a sustentabilidade e ainda, reduzirá custos na sua conta de energia elétrica.
Quanto custa um Projeto energia solar fotovoltaica?
Primeiramente, para que seja possível orçar um valor para o Projeto energia solar fotovoltaica, é indispensável a realização de cálculos. Bem como o de dimensionamento, demanda e quantidade de placas solares necessárias para atender as necessidades de um cliente.
Com isso, o valor do projeto de energia fotovoltaica deve incluir:
- Os custos dos equipamentos e acessórios;
- Os gastos com a instalação – com insumos e mão de obra;
- O custo de oportunidade – ou seja, considerar que produtos e serviços que são mais recentes no mercado possuem preços mais elevados.
Os custos também estão diretamente relacionados à produção e à obra, abarcando toda a engenharia do projeto fotovoltaico.
Dependendo do nível profissional e da experiência, um técnico em eletrotécnica tem um salário médio, em uma empresa de pequeno porte, de R$ 1.700 a R$ 3.000.
Preços médios para instalação de Projeto energia solar fotovoltaica
Entretanto, é possível criar uma estimativa de preços médios. Com base no relatório Análise do Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – no segundo Semestre de 2017 da consultoria Greener, confira:
- Em um sistema pequeno, com potência de 2 kWp e faixa de consumo mensal de 250 a 350 kWh/mês, o preço médio é de aproximadamente R$ 15.620,00.
- Um sistema médio, com potência de 4 kWp e faixa de consumo mensal de 550 a 660 kWh/mês, possui um preço médio de R$ 26.080,00.
- No caso de um sistema grande, com potência de 8 kWp e faixa de consumo mensal de 1000 a 1100 kWh/mês, conta com um preço médio de R$ 46.400,00.
Por fim, é importante frisar que: os valores sofrem alterações e podem variar conforme integradora e componentes escolhidos. Os dados fornecidos são apenas um parâmetro, em média, dos custos para instalar um projeto de energia fotovoltaica.
Como homologar um Projeto energia solar fotovoltaica?
Atualmente, um dos principais desafios para a produção de energia fotovoltaica é saber como homologar o seu imóvel à concessionária de energia elétrica.
Mas livre-se de preocupações, aqui será possível sanar suas dúvidas e, compreender sua acessibilidade.
O que é a homologação de um pProjeto energia solar fotovoltaica?
A homologação de sistemas fotovoltaicos constitui-se de um procedimento padrão em que sua distribuidora de energia realiza a fiscalização do sistema solar instalado em seu imóvel, verificando se ele possui as especificações estabelecidas nas normas de segurança.
Para isso, a homologação é feita através de procedimento padrão:
- É realizada a solicitação da conexão do sistema de energia solar à rede de energia;
- Ocorre o envio do projeto para a concessionária analisar;
- É estabelecido um prazo de 120 dias para realizar a instalação do seu sistema de energia solar e solicitação da vistoria;
- Neste passo, um técnico especializado deverá realizar a vistoria (quando solicitado) e desenvolverá um relatório que será encaminhado à concessionária para a regularização;
- Por fim, a concessionária fará uma nova vistoria técnica a fim de autorizar a ligação do sistema, quando o relógio é trocado por um medidor bidirecional.
Desta forma, se o seu projeto for aprovado em todas as etapas dentro do período estabelecido, sua homologação será feita em até 34 dias.
Como calcular a quantidade de placas fotovoltaicas no Projeto energia solar fotovoltaica?
Você sabe quantas placas solares é preciso para reduzir sua conta de energia em 25%? Nós te mostramos como calcular com eficácia. Veja abaixo:
O Brasil, com dimensões continentais, possui uma variação climática enorme. Sabendo disso, é possível afirmar que a incidência solar não é uniforme em todas as regiões do país.
Resumindo a resposta, é possível, de forma simplificada, classificar a média de placas solares, por região:
- Na região Sul, com boa incidência de luz solar, utiliza-se em média 7 placas. Já as demais regiões, em média 8 painéis solares.
Porém, em uma respostas mais assertiva e elaborada, não é difícil entender que quanto maior a incidência solar, maior será a energia produzida em decorrência do efeito fotovoltaico. Para que você dimensione projetos fotovoltaicos com eficiência e gere proposta comercial para energia solar, conheça o SOLAZZI.
De antemão, é a diferença de irradiação que faz com que o número de placas solares varie de região para região.
Os dados solarimétricos, por exemplo, influenciam na quantidade necessária de painéis para aquisição, conforme a demanda do cliente e da incidência de luz. Assim, calcular o sistema fotovoltaico fica mais eficiente e assertivo
Observe que em determinadas regiões, podemos considerar que o sol aparece abundantemente apenas durante três horas por dia. São locais com muita chuva ou muitos dias nublados.
Em contrapartida, determinados locais possuem mais de dez horas diárias de sol.
Seguindo essa lógica, torna-se visível que essa diferença, por mínima que seja, interferirá diretamente nos números de painéis de um projeto de energia fotovoltaica.
Como calcular Payback do Projeto energia solar fotovoltaica?
Quem está pensando em instalar um Projeto energia solar fotovoltaica quer saber os benefícios e qual será a sua economia, não é mesmo? E como calcular o payback do investimento em placas de energia solar?
- Tempo de retorno do investimento = Payback
O tempo de retorno do investimento em energia solar ou ‘payback’ representa os meses/ anos necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, comece a gerar lucro para o proprietário.
Basicamente, para fazer este cálculo é preciso fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mês a mês.
PAYBACK (meses) = Investimento (R$) / Energia gerada (kWh/mês) x Valor da tarifa
O cálculo do payback de um sistema de energia solar deve, portanto, devo levar em consideração o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico (produção de energia em kWh).
No Brasil, o payback varia bastante em função da radiação solar e tarifas cobradas e, quanto maiores estes valores, menor será o payback do sistema.
Com isso, é possível estimar que no Brasil, o tempo de retorno do investimento é entre 5 anos e 8 anos. Portanto, como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, perceba que mesmo que o sistema se pague em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita!
Financiamento para Projeto energia solar fotovoltaica
Muitas pessoas deixam de concretizar o sonho de adotar um sistema solar fotovoltaico devido aos elevados custos iniciais envolvidos na aquisição e instalação dos equipamentos. Entretanto, existem diversas linhas de crédito que trazem mais acessibilidade a esses projetos, permitindo o pagamento por meio de parcelas que cabem no seu bolso.
O financiamento para energia solar pode ser feito de maneira simples: basta preencher o formulário com seus dados, passar por uma análise de crédito e, caso esse seja aprovado, fechar os contratos.
Também é possível descobrir o valor do seu projeto de energia solar com o Simulador de Energia Solar. Após realizar o preenchimento do formulário com suas informações, a plataforma faz o cálculo solar, trazendo estimativas sobre quanto custa o seu gerador solar, qual é a potência do sistema solar que precisa ser instalado, quantos painéis solares são necessários e quanto você pode economizar por ano.
energia solar para empresas – Energia Solar para Postos de Gasolina – energia solar em posto de combustivel – energia solar em mogi das cruzes – empresas de energia solar em ribeirão preto – empresas de energia solar em londrina – empresas de energia solar em são paulo – empresas de energia solar em minas gerais – empresas de energia solar em porto alegre – empresa de energia solar em campo grande ms – empresa de energia solar – empresas de energia solar em santa catarina – empresa de energia solar em são luís ma – empresas de energia solar em montes claros mg – empresa de energia solar em presidente prudente – empresas de energia solar belo horizonte – empresa de energia solar em campinas – empresa de energia solar em sorocaba – empresa de energia solar em rio preto – empresa de energia solar em mogi das cruzes – empresa de energia solar em taubaté – empresa de energia solar em santos – empresa de energia solar em guarulhos – empresa de energia solar no rio de janeiro – empresa de energia solar em jundiai – empresa de energia solarem santo andre – empresa de energia solar caxias do sul – empresa de energia solar em osasco – empresa de energia solar em ribeirao preto – empresa de energia solarem piracicaba sp – empresa de energia solarem sao carlos – empresa de energia solar em são josé dos campos – empresa de energia solar em são bernardo do campo – empresa de energia solar no abc – empresa de energia solar em maua – empresa de energia solarem diadema – empresa de energia solar em taubaté – empresa de energia solar em atibaia – empresa de energia solar em são caetano do sul – empresa de energia solarem barueri – empresa de energia solar em alphaville – empresa de energia solar em praia grande – empresa de energia solarem bauru – empresa de energia solar em suzano – empresa de energia solar em valinhos – empresa de energia solarem arujá – empresa de energia solarem arujá – empresa de energia solar em braganca paulista – empresa de energia solar em caraguatatuba – empresa de energia solar em cunha – empresa de energia solar em Mauá – empresa de energia solar em Jundiaí – empresa de energia solar em Santa Bárbara d’Oeste – empresa de energia solar em Curitiba – empresa de energia solar em Maringá – empresa de energia solar em Ponta Grossa – empresa de energia solar em Cascavel – empresa de energia solar em São José dos Pinhais – empresa de energia solar em Foz do Iguaçu – empresa de energia solar em Colombo – empresa de energia solar em Guarapuava – empresa de energia solar em Paranaguá – empresa de energia solar em Araucária – empresa de energia solar em Toledo – empresa de energia solar em Apucarana – empresa de energia solar em Campo Largo – empresa de energia solar em Pinhais – empresa de energia solar em Arapongas – empresa de energia solar em Almirante Tamandaré – empresa de energia solar em Piraquara – empresa de energia solar em Florianópolis – empresa de energia solar em Blumenau – empresa de energia solar em São José – empresa de energia solar em Chapecó – empresa de energia solar em Itajaí – empresa de energia solar em Criciúma – empresa de energia solar em Jaraguá do Sul – empresa de energia solar em Palhoça – empresa de energia solar em Lages – empresa de energia solar em Balneário Camboriú – empresa de energia solar em Brusque – empresa de energia solar em Tubarão – empresa de energia solar em Camboriú – empresa de energia solar em São Bento do Sul – empresa de energia solar em Navegantes – empresa de energia solar em Canoas – empresa de energia solar em Pelotas – empresa de energia solar em Gravataí – empresa de energia solar em Santa Maria – empresa de energia solar em Viamão – empresa de energia solar em Novo Hamburgo – empresa de energia solar em São Leopoldo – empresa de energia solar em Rio Grande – empresa de energia solar em Alvorada – empresa de energia solar em Passo Fundo – empresa de energia solar em Sapucaia do Sul – empresa de energia solar em Santa Cruz do Sul – empresa de energia solar em Cachoeirinha – empresa de energia solar em Uruguaiana – empresa de energia solar em Bento Gonçalves – empresa de energia solar em Bagé – empresa de energia solar em Erechim – empresa de energia solar em Guaíba – empresa de energia solar em Dourados – empresa de energia solar em Três Lagoas – empresa de energia solar em Corumbá – empresa de energia solar em Ponta Porã – empresa de energia solar em Sidrolândia – empresa de energia solar em Naviraí – empresa de energia solar em Nova Andradina – empresa de energia solar em Maracaju – empresa de energia solar em Aquidauana – empresa de energia solar em Paranaíba – empresa de energia solar em Amambai – empresa de energia solar em Petrópolis – empresa de energia solar em Volta Redonda – empresa de energia solar em Macaé – empresa de energia solar em Magé – empresa de energia solar em Itaboraí – empresa de energia solar em Cabo Frio – empresa de energia solar em Angra dos Reis – empresa de energia solar em Nova Friburgo – empresa de energia solar em Teresópolis – empresa de energia solar na vila oliveira – empresa de energia solar condominio aruã – empresa de energia solar condominio Real Park – empresa de energia solar no Residencial em Arujá – empresa de energia solar condominio Arujazinho I – empresa de energia solar condominio Arujazinho II – empresa de energia solar condominio Arujazinho IV – empresa de energia solar condominio Arujazinho V – empresa de energia solar condominio Hills 1 – empresa de energia solar condominio Hills III – empresa de energia solar em Uberlândia – empresa de energia solar em Contagem – empresa de energia solar em Juiz de Fora – Empresa de energia solar em Betim – Empresa de energia solar em Ribeirão das Neves – Empresa de energia solar em Uberaba – Empresa de energia solar em Governador Valadares – Empresa de energia solar em Ipatinga – Empresa de energia solar em Sete Lagoas – Empresa de energia solar em Divinópolis – Empresa de energia solar em Santa Luzia – Empresa de energia solar em Ibirité – Empresa de energia solar em Poços de Caldas – Empresa de energia solar em Patos de Minas – Empresa de energia solar em Pouso Alegre – Empresa de energia solar em Teófilo Otoni – Empresa de energia solar em Barbacena – Empresa de energia solar em Sabará – empresas de energia fotovoltaica – empresa de instalação de energia solar – empresa de instalação de energia fotovoltaica – instalação de energia fotovoltaica – instalação de energia solar – instalação de energia solar preço – instalação de energia solar residencial preço – instalação de sistema solar fotovoltaico – Empresa de energia fotovoltaica em sp – Empresa de energia fotovoltaica em Guarulhos – Empresa de energia fotovoltaica em Campinas – Empresa de energia fotovoltaica em São Bernardo do Campo – Empresa de energia fotovoltaica em São José dos Campos – Empresa de energia fotovoltaica em Santo André – Empresa de energia fotovoltaica em Ribeirão Preto – Empresa de energia fotovoltaica em Osasco – Empresa de energia fotovoltaica em Sorocaba – Empresa de energia fotovoltaica em Mauá – Empresa de energia fotovoltaica em São José do Rio Preto – Empresa de energia fotovoltaica em Mogi das Cruzes – Empresa de energia fotovoltaica em Santos – Empresa de energia fotovoltaica em Diadema – Empresa de energia fotovoltaica em Jundiaí – Empresa de energia fotovoltaica em Piracicaba – Empresa de energia fotovoltaica em Carapicuíba –Empresa de energia fotovoltaica em Bauru – Empresa de energia fotovoltaica em Itaquaquecetuba – Empresa de energia fotovoltaica em São Vicente – Empresa de energia fotovoltaica em Franca – Empresa de energia fotovoltaica em Praia Grande – Empresa de energia fotovoltaica em Guarujá – Empresa de energia fotovoltaica em Taubaté – Empresa de energia fotovoltaica em Limeira – Empresa de energia fotovoltaica em Suzano – Empresa de energia fotovoltaica em Taboão da Serra – Empresa de energia fotovoltaica em Sumaré – Empresa de energia fotovoltaica em Barueri – Empresa de energia fotovoltaica em Embu das Artes – Empresa de energia fotovoltaica em Indaiatuba – Empresa de energia fotovoltaica em Cotia – Empresa de energia fotovoltaica em São Carlos – Empresa de energia fotovoltaica em Americana – Empresa de energia fotovoltaica em Itapevi – Empresa de energia fotovoltaica em Marília – Empresa de energia fotovoltaica em Araraquara – Empresa de energia fotovoltaica em Hortolândia – Empresa de energia fotovoltaica em Hortolândia –