Instalação de painéis solar em condomínios

Nascemos com a concepção de levar a você

ECONOMIA E COMPETITIVIDADE PARA O SEU NEGÓCIO

Seguimos essas diretrizes para assegurar que nosso compromisso é responsável, garantindo um retorno satisfatório aos nossos clientes.

Casos de Sucesso

Reduza o custo da sua conta com Instalação de painéis solar em condomínios em até 95%

A SOLAZZI personaliza e dimensiona o seu sistema fotovoltaico para atender às suas necessidades e expectativas considerando:

  • O seu histórico de consumo;
  • O histórico do clima da sua localização;
  • As condições de instalação na sua propriedade, seja no telhado ou em solo.
Proteja-se dos aumentos
Ao produzir a sua própria energia através do Sol, você não terá mais a preocupação com os aumentos na energia elétrica.

Saiba quanto vai economizar
Envie-nos uma foto da sua conta de luz, iremos analisá-la sem custos e orientá-lo para a melhor solução visando o melhor custo-benefício sem abrir mão da qualidade e confiabilidade.

Assim, ao contrário das hidrelétricas, as placas fotovoltaicas não requerem uma grande área de instalação nem o desmatamento de vegetações para que possam funcionar.

Empresa de energia solar em Gravataí

você sabia?

O sistema fotovoltaico é capaz de reduzir em até 95% o valor de sua conta de energia elétrica  ( indústria, Residencial, Comercial, Agro)

A Energia excedente gerada pelo sistema (Durante viagens ou recesso por exemplo) será considerada “crédito” e pode-se utilizar em eventos ou festas, onde o consumo de energia é maior. Este saldo estará descrito em sua fatura de energia após a instalação do sistema.

O crédito excedente também pode ser utilizado para abater faturas de energia de outros imóveis (Desde que todos os imóveis estejam no mesmo CPF ou CNPJ do proprietário do sistema).

O prazo para se consumir os créditos são de até 60 meses.

Empresa de energia solar em Sapucaia do Sul

Como Funciona a Instalação de painéis solar em condomínios

1.

Sim, nós sabemos que se este for um dos primeiros contatos com informações sobre energia solar, provavelmente há dúvidas pairando quanto ao funcionamento de um sistema fotovoltaico.

3.

De forma resumida, o processo inicia-se pela irradiação solar (mesmo em dias nublados, há irradiação solar), esta, é captada pelas placas solares que transformam a irradiação em energia de Corrente Contínua (CC).

A Corrente Contínua através de cabos vai para um Inversor, que por sua vez, transforma a energia de Corrente Continua (CC) em Corrente Alternada (CA).

Projetos realizados

De forma afinada, nossas instalações são realizadas seguindo critérios de funcionalidade alinhada à estética. Alocamos a distribuição dos painéis solares em um layout que ressalta a harmonia, desta forma, o local instalado mantém suas características atrativas, principalmente por vista aérea. Confira:

Instalação de painéis solar em condomínios pode me ajudar?

  • DESPESAS PREVISIVEIS

Adotando o sistema de energia solar, seus gastos com eletricidade passam a ser mais previsíveis. Afinal. o valor do financiamento da energia solar é fixo. E em aproximadamente três anos, você já tem o retorno do investimento.

  •  PRSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Além da economia, você estará contribuindo diretamente com o meio ambiente.

Com a utilização da energia solar, ocorre a redução de outras fontes “sujas” de produção de energia.

Você prima pela substituição de fontes que não são renováveis e já estão provocando escassez de matéria-prima. A energia solar não polui, não oferece impactos a natureza e encontra-se em abundancia no território brasileiro.

Empresa de energia solar em Aparecida

Instalação de painéis solar em condomínios

Quando surge um novo modelo de negócio, que sai na frente é quem está preparado e tem experiência na origem prática, por isso a SOLAZZI, empresa tecnologia em energia alternativa, trabalha há mais de 30 anos na instalação de painéis solar em condomínios, e com a fusão de operadores e investidores, traz a plataforma digital, com a missão de unir todos os fatores deste novo mercado, que converge em interesses, para um novo setor promissor. Possui em seu case de sucesso clientes como Labchecap, Drogasil, Petrobrás, Adagio, Sicoob, Pessoa & Pessoa Adv., Hospital da Bahia, Arena Pernambuco, Quimil, Hospital Santa Izabel, entre outros, e pretende tornar mais acessível e real, a sustentabilidade, economia e autonomia de pequenas e médias empresas.

Uma das inovadoras soluções encontradas para o fornecimento de energia solar foi a de geração compartilhada, para locais onde não há acesso ao telhado, como em prédios, ou condomínios. Pela resolução normativa 687/15 da ANEEL , de Março de 2016, se estabeleceu essa modalidade de cooperativa e condomínio solar no Brasil, e por conta da economia de escala essa modalidade oferece uma eficiência econômica elevada.

SOLAZZI, instalação de energia solar em condomínios em Salvador, com resultados concretos

De maneira geral, a legislação vem se adaptando, por ser uma inovação em constante aprimoramento, e devido a convergência de negócios, um novo modelo de geração de energia, com instalação de painéis solar em condomínios, que necessita controle, fiscalização e manutenção para não perder seus benefícios, em detrimento de uma irresponsabilidade.

Os benefícios definitivos da SOLAZZI tanto para investidores, que conseguem ganhos de até 5 vezes mais que as rendas fixas tradicionais, quanto aos beneficiados, que economizam até 30% ao mês sem investimento, além de não sofrer com alteração nas tarifas e a inflação que incide, uma estrutura garantida até 25 anos, com baixo custo de operação, energia limpa e sustentável, de baixo impacto ambiental.

E, na plataforma do SOLAZZI, é possível tirar dúvidas, unir todos os interessados em um só lugar, estruturar sistemas, e fazer negócios com sucesso garantido. Acesse, e entre neste novo mercado de futuro pela porta da frente, com instalação de painéis solar em condomínios

instalação de painéis solar em condomínios: como funciona e quais são os benefícios?

A instalação de painéis solar em condomínios é uma das diversas possibilidades de aplicação da fonte solar, resultando em uma solução sustentável e econômica. Aspectos como a redução significativa dos valores das contas de luz, valorização do imóvel e alta durabilidade são decisivos para que a instalação seja realizada. 

Quer descobrir os principais detalhes sobre a energia solar em condomínios e apartamentos? Continue lendo! 

SOLUÇÕES OFERTADAS PELA EMPRESA DE instalação de painéis solar em condomínios

Os produtos disponibilizados pela empresa de instalação de painéis solar em condomínios são:

  • Módulo Fotovoltaico;
  • Inversor On Grid;
  • Gerador Fotovoltaico On Grid.

O Módulo Fotovoltaico é a opção mais tradicional, capaz de gerar eletricidade a partir da absorção da energia solar. Esses módulos podem apresentar diversas potências, de acordo com a necessidade de cada cliente, e são versáteis, podendo ser utilizados em sistemas isolados ou conectados à rede.

O Inversor On Grid recebe a energia gerada pelos módulos, realiza a sua sincronização com a rede da concessionária e injeta essa energia na rede. Assim, a solução abastece equipamentos e envia os excedentes de energia para a concessionária.

O Gerador Fotovoltaico On Grid é uma solução que otimiza ainda mais a redução do consumo de eletricidade. Esse gerador pode ser instalado em qualquer região em que haja o fornecimento de energia realizado por distribuidoras.

Em todas as opções, a empresa de instalação de painéis solar em condomínios trabalha com equipamentos de última geração, garantindo a qualidade dos dispositivos fornecidos.

Vantagens da instalação de painéis solar em condomínios

Existem muitos aspectos que auxiliam na escolha de um projeto Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios sendo o principal fator a viabilidade financeira durante a sua utilização. Para além dessa questão, é importante destacar que a instalação de painéis solar em condomínios oferece diversos benefícios que influenciam tanto na competitividade do mercado, quanto na manutenção do funcionamento de uma indústria. Portanto, separamos algumas vantagens que valem a pena serem analisadas.

Uma das opções mais atrativas para a utilização de energia solar em indústrias e fábricas é a economia das contas de energia, por isso, é válido evidenciar que há incentivos fiscais e bancários que contribuem para o aproveitamento da fonte de energia renovável no segmento. Além disso, ao utilizar energia luminosa para a geração de eletricidade, a empresa também estará colaborando para a sustentabilidade e diminuindo os impactos ambientais emitidos, majoritariamente, pela emissão de gases poluentes originados por outras fontes de energia não renováveis.

Onde instalação de painéis solar em condomínios?

Uma das melhores localizações para instalar a instalação de painéis solar em condomínios é a cobertura ou laje do prédio, pois são áreas grandes que recebem boa irradiação solar. Mas, desde que seja realizado um projeto arquitetônico específico para esse objetivo, a instalação pode ser feita em outros locais dos edifícios, como nas fachadas. 

Quando não é possível usar o próprio prédio para instalar os painéis solares, uma alternativa é posicioná-los em algum local da área comum do condomínio. 

Quais são as alternativas para a instalação de painéis solar em condomínios?

As demandas individuais na instalação de instalação de painéis solar em condomínios podem ser atendidas por meio de algumas soluções: 

Varanda 

Com o uso de um sistema de fixação do tipo usina, de forma triangular, você pode instalar as placas solares no espaço livre da sua varanda. O melhor cenário é que a varanda fique sempre sem sombras. No entanto, mesmo com os momentos de sombreamento, o sistema produz energia elétrica por meio da irradiação solar, mas por um período menor em um dia. 

Cobertura 

As coberturas são lugares ideais para a instalação de um sistema de instalação de painéis solar em condomínios. Como mencionamos, elas são áreas maiores, que possuem altos níveis de captação de irradiação. Esse tipo de instalação possibilita que a energia solar produzida seja consumida de modo compartilhado entre os outros apartamentos ou apenas pela própria cobertura.

Quintal 

Em alguns condomínios, os edifícios possuem apartamentos térreos, os quais também são ótimos lugares para a instalação do sistema fotovoltaico. Entretanto, deve-se estar atento ao nível de sombreamento do local, visto que sombras de outras construções ou árvores podem ser responsáveis por uma baixa capacidade de geração de energia. 

Como funciona a instalação de painéis solar em condomínios ?

Tenha em mente que esse tipo de instalação somente deve ser realizado por técnicos especializados. Portanto, antes de tudo, procure o serviço de uma empresa que tenha experiência no ramo. 

Após a finalização da instalação do sistema de energia solar, você já pode começar a gerar energia. Por meio da atuação do inversor de frequência, essa energia é direcionada ao relógio bidirecional, que consiste no equipamento responsável por avaliar qual é a potência necessária para os apartamentos. 

Dessa forma, o relógio de luz apenas acusa o pagamento de algum valor à distribuidora caso o consumo de energia dos apartamentos do condomínio ultrapasse a capacidade máxima de geração do sistema. Em contrapartida, quando há energia excedente, é possível direcioná-la à distribuidora e, assim, transformá-la em créditos que são abatidos das contas de luz. 

Para Saber mais instalação de painéis solar em condomínios

Ligue Agora mesmo 114723 – 2905 / ou  chame no WhatsApp

Principais dúvidas sobre a instalação de painéis solar em condomínios

A captação e utilização de energia solar têm crescido consideravelmente em nosso país. Com a ajuda do clima e grande incidência solar durante todo o ano, essa é uma alternativa para quem busca energia renovável e se preocupa com a sustentabilidade. Além das indústrias ou residências, a captação de energia solar no condomínio também é uma excelente forma de trazer economia aos moradores.

Se compararmos os anos de 2014 e 2016, o número de pessoas que utilizam a energia solar cresceu de apenas 400 no primeiro ano para sete mil no segundo, conforme informações da Aneel (fonte). E mais: nos últimos anos aumentou mais de 17 vezes o número de consumidores que produzem sua energia a partir do sol.

Economia com Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios

O investimento para a instalação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica pode ter um custo inicial considerável. Porém, o investimento é válido e acaba sendo pago em torno de cinco anos.

Com vida útil de aproximadamente 25 anos, trata-se de um investimento com retorno garantido devido à economia no custo de energia que proporciona.

Com a instalação do sistema de captação solar em residências, a conta do consumo de energia pode diminuir em cerca de 90%, gerando uma economia que torna essa instalação cada vez mais interessante e procurada.

Os condomínios estão percebendo cada vez mais as vantagens da instalação de sistemas de captação de energia solar. Para condomínios comerciais, por exemplo, onde o uso de iluminação e ar condicionado é intenso, a economia gerada beneficia todos que possuem negócios dentro do condomínio.

A partir de 2015, quando alterações na Resolução Normativa 687 tornaram mais fácil a instalação de sistemas de energia solar em condomínios, a procura aumentou mais ainda.

Antes da instalação do sistema, é necessário avaliar a viabilidade, considerando o histórico do consumo de luz. Assim, pode-se verificar se a instalação é viável técnica e financeiramente. Além de considerar a área a ser utilizada e o percentual de economia na conta de energia que o novo sistema pode gerar.

Além da vantagem da redução na conta de energia, vale lembrar que o sol é fonte de energia renovável. Portanto, oferece a segurança de uma fonte que jamais se esgotará. Em dias de pouca incidência solar, a energia elétrica pode ser usada em substituição.

Não polui e não afeta o meio ambiente

A Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios também é uma fonte não poluente, uma vez que sua produção não gera gases que prejudiquem o meio ambiente.

Outra vantagem é que a instalação do sistema não requer reformas drásticas ou alterações na estrutura. O investimento a ser feito é, basicamente, para a aquisição do sistema.

Embora os custos de instalação sejam absorvidos e retornem em poucos anos, este ainda tem sido um empecilho para que mais condomínios elejam este sistema como fonte de energia. Por este motivo, é interessante que este sistema atenda o maior número possível de itens dentro do condomínio que necessitam de energia.

Estrutura de instalação do sistema de Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios

Normalmente aplicado aos telhados, é importante verificar se o tipo de cobertura aplicado suporta a instalação dos painéis e que tipo de estrutura de fixação é a mais recomendável.

Recomendação importante: não esqueça da impermeabilização da área! A utilização de Solução 100% Silicone pode ampliar a captação da energia solar, pois além de impermeabilizar a cobertura, reflete 88% dos raios solares. Testes mostram que a Solução 100% Silicone tem resistência e ótimo desempenho mesmo após 20 anos de exposição.

A relação custo/benefício também é positiva: a aplicação do Silicone é rápida e eficiente por não estar suscetível às falhas que podem ocorrem com produtos diluídos em água. O que é aplicado realmente fica no telhado protegendo o condomínio.

instalação de painéis solar em condomínios: o que considerar ao analisar a viabilidade?

A instalação de painéis solar em condomínios é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada diariamente pelo sol, podendo ser utilizada por diferentes tecnologias, como aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas heliotérmicas (ou termossolares).

Hoje em dia, o conceito de  é comumente associado à geração limpa de eletricidade pelos painéis de energia fotovoltaica (painéis fotovoltaicos), que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica. 

Na instalação de painéis solar em condomínios, quando as partículas de energia da luz do sol (fótons) incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser direcionada e utilizada para alimentar residências, empresas, indústrias etc, tanto na cidade quanto em área rural.

Características da energia solar

As principais características da instalação de painéis solar em condomínios são:

  • Energia luminosa: é proveniente da luz do Sol;
  • Energia sustentável: provém de uma fonte alternativa e renovável;
  • Energia limpa: não emite gases poluentes e não produz resíduos tóxicos;
  • Gratuita: gerada apenas com a luz do sol, o que também a torna uma energia mais barata de se produzir;
  • Durável: tecnologias solares demandam pouca manutenção e possuem longa vida útil, como os 25 anos dos painéis solares fotovoltaicos;
  • Vantajosa: gera economia de até 95% na conta de luz.

Para que serve a energia solar?

A energia proveniente do sol é indispensável para a manutenção da vida na Terra e serve como catalisadora de todos os processos térmicos, dinâmicos e químicos, sejam eles naturais (como a fotossíntese ou o ciclo hidrológico) ou artificialmente desenvolvidos pelo homem.  

Desde as primeiras civilizações, o homem também utilizava a energia solar para a realização de diferentes trabalhos, como a geração de fogo através do calor dos raios de sol concentrados por vidros ou espelhos.

Hoje, a instalação de painéis solar em condomínios representa para o homem a sua maior e mais segura fonte de energia renovável para a geração limpa de eletricidade e calor, sem  grandes impactos ao meio ambiente e com grande capacidade de aproveitamento.

instalação de painéis solar em condomínios: quais as vantagens em apostar nessa tecnologia

Ao pensar em energia solar, muitas vezes a imagem que nos ocorre é a de um telhado residencial com placas fotovoltaicas. No entanto, a instalação de painéis solar em condomínios  vem ganhando espaço em diversos setores, como automobilístico, tecnológico, varejo, entre outros.

A instalação de painéis solar em condomínios apresenta inúmeros benefícios que vão de economia financeira à responsabilidade social e ambiental. Neste artigo, vamos destrinchar todas as vantagens da geração de energia solar em escala industrial e explicar por que você deveria investir nessa tendência!

Abordaremos os seguintes tópicos:

  • Energia solar industrial: o que é?
  • Quais são as vantagens da energia solar para uso industrial?
  • Quem já investe em energia solar industrial?
  • Como funciona a energia solar para indústria?

instalação de painéis solar em condomínios: o que é?

A instalação de painéis solar em condomínios é uma das formas de aproveitamento da radiação solar para gerar eletricidade. Nesse tipo de geração, é obtida a chamada energia solar fotovoltaica. Ela leva esse nome porque a corrente elétrica se forma a partir da incidência dos raios solares nos módulos fotovoltaicos, que movimentam os elétrons presentes no material semicondutor.

O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais, com os quais já estamos habituados. O que muda, nesse caso, é a escala, já que indústrias precisam abastecer um número maior de equipamentos. 

Algumas das principais características da energia solar são as seguintes:

  • Tem fonte de energia gratuita e renovável;
  • Necessidade baixa de manutenção;
  • Gera  economia;
  • É uma energia limpa, ou seja, não gera resíduos. 

Quais são as vantagens da instalação de painéis solar em condomínios?

O investimento em energia solar destaca-se não somente pela economia de energia nas despesas da empresa, mas oferta também outros diversos benefícios. Desde a contribuição para a sustentabilidade, como também incentivos fiscais e marketing verde. Confira: 

Economia

Uma das maiores vantagens de investir em instalação de painéis solar em condomínios é a economia. Companhias do setor automobilístico como a Toyota e a Nissan, por exemplo, projetam uma economia de 400 mil até 4 milhões de dólares americanos com a Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios.

Os descontos variam entre 50% e 95%. Isso acontece porque, a energia solar é um investimento de baixo impacto ambiental e sustentável. Ou seja, a produção acontece por meio da incidência dos raios solares, fonte gratuita e renovável que não necessita de aplicações futuras após a instalação do kit de energia solar. 

Além disso, um dos fatores que contribui para a redução de gastos com eletricidade é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Veja a seguir como ele funciona:

Sistema de compensação

Sistema de compensação da ANEEL é uma regulamentação dos “Créditos de Energia Solar”. De acordo com a RN482/12, o Sistema de Compensação (também conhecido como “Lei do incentivo a energia solar” ou “Créditos de energia”) tem como princípio a conexão da rede de energia elétrica e o sistema de energia fotovoltaico. 

Desse modo, a instalação de painéis solar em condomínios produzida para uso industrial que não for consumida seja injetada no sistema da distribuidora de energia local e convertida em créditos. Esse extra é descontado da conta de energia, podendo diminuir consideravelmente o seu valor. Esses valores podem variar de acordo com:

  • Posto e horário – caso sua organização seja uma grande consumidora de energia elétrica, o consumo é cobrado de acordo com a “tarifa de pico”. À vista disso, os créditos compensados são computados de acordo com a quantidade de energia solar gerada pela empresa fora do horário da “tarifa de pico”.
  • Demanda contratada – para garantir os créditos de energia solar, o sistema de energia solar fotovoltaica não pode ter uma potência maior que a demanda contratada. Como exemplo, se há a demanda de 900 kW a potência da usina não pode ser maior que esse número. 

o sistema de energia solar fotovoltaica não pode ter uma potência maior que a demanda contratada

Lembrando que, os créditos têm validade. Sendo assim, após a atribuição dos créditos a sua empresa tem o prazo de 60 meses para utilizar o Sistema de Compensação.  Esses podem ser utilizados em outras unidades da organização ou no mesmo local.  

Incentivos fiscais

Além de economizar na conta de luz e, assim, reduzir custos operacionais, a instalação de um sistema de energia solar industrial pode ajudar seu negócio a receber incentivos do governo. 

Desde 2015, o Brasil conta com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas pontas, entre elas a indústria.

Em função do convênio 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os estados brasileiros também estão autorizados a conceder isenção do ICMS e PIS E COFINS. Veja como os incentivos funcionam:

  • ICMS – atualmente, a isenção do ICMS já foi aprovada em quase todos os estados brasileiros. Somente Recife não contempla o CONFAZ e os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Ceará têm a isenção “parcial”. 

PIS E COFINS – De acordo com a Lei Nº 13.169 de outubro de 2015, o PIS e COFINS é isento da energia solar injetada na rede.

IPTU Verde

Para completar a lista de incentivos fiscais para a instalação de um sistema de energia solar industrial, alguns municípios implementaram o IPTU Verde. Esse benefício consiste no desconto no valor do IPTU de contribuintes que se preocupam com a sustentabilidade em diversas frentes, como o tratamento de resíduos, a utilização de materiais recicláveis e, claro, a geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, como a energia solar.

Durabilidade

De nada adiantaria investir em um sistema custoso e que necessita de manutenções constantes. Sendo assim, a última vantagem em investir em instalação de painéis solar em condomínios é a possibilidade de adquirir equipamentos altamente duráveis e com baixa manutenção. 

Isso acontece porque as placas solares são altamente resistentes às chuvas e à tempestade. Além disso, altas temperaturas também não serão um problema, visto que para transformar a luz solar em energia é preciso que haja alta incidência solar. 

Comumente, a durabilidade das placas é garantida com potência máxima em 90% até o décimo segundo ano e até 80% em 25 anos. Entretanto, nada impede que, por meio da boa preservação e manutenção, o equipamento seja utilizado por mais tempo.

Manutenção

É importante destacar que, a partir dos primeiros dias de uso, o seu kit de energia solar passa a se desgastar. Nos primeiros anos de uso, esse efeito interfere nada ou muito pouco na eficácia dos painéis. 

Porém, com o passar do tempo, as usinas fotovoltaicas são impactadas por estarem expostas ao ambiente, desse modo há necessidade regular de limpezas. Essa tarefa não poderia ser mais simples: é só utilizar água em temperatura ambiente e sabão neutro. Mas não deixe de verificar as orientações do fabricante. 

Quer entender mais sobre a manutenção do seu equipamento? 

Sustentabilidade em alta

A instalação de painéis solar em condomínios é um tipo de geração de eletricidade considerada limpa e renovável. Isso significa que sua produção gera pouco ou nenhum resíduo e que sua fonte é naturalmente restabelecida pelo meio ambiente. Dessa forma, além de não se esgotar, ela não agride o meio ambiente.

De acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), as fontes renováveis não mais devem ser uma alternativa às convencionais, mas necessárias para garantir a sustentabilidade e cuidado com nossos recursos naturais. Nesse sentido, uma das principais apostas é a implementação da Energia Solar, fonte segura e acessível. 

Isso porque além de ajudar o planeta, investir em instalação de painéis solar em condomínios pode contribuir para transformar sua indústria em uma Empresa ESG, agregando valor ao seu negócio.

O que é ESG?

O Environmental, Social and Governance (ESG), ou “Ambiente, Social e Governança”, em tradução livre, é um indicador utilizado para avaliar práticas empresariais associadas a esses três conceitos. Entre eles, está a adoção de energias renováveis, como a energia fotovoltaica.

Atualmente, existem fundos de investimento específicos para empresas ESG no Brasil e no mundo. Dessa forma, obter esse e outros selos sustentáveis pode facilitar o crescimento da sua indústria.

Marketing verde 

Investir em marketing verde pode ser uma boa estratégia aplicada pela empresa após a instalação dos painéis solares. Isso acontece porque, como dissemos anteriormente, você mostra que a sua empresa está preocupada não somente em gerar lucro, mas em garantir a preservação do meio ambiente e em soluções que tenham o menor impacto na natureza. 

Dessa forma, os clientes passam a ver com bons olhos a iniciativa da organização e a confiar ainda mais em seu produto e/ou serviço. Uma vez que esses também estarão ligados à preservação do meio ambiente. 

Tendência no Brasil e no mundo

A instalação de painéis solar em condomínios a é uma tendência mundial que vem ganhando grande adesão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020 a energia solar atraiu investimentos de R$ 13 bilhões para o país, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Investir em energia solar industrial é mirar no futuro!

Como Gerar Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios e Compartilhar a Economia na Conta de Luz

A Geração de Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios é feita através de um sistema central instalado em área comum do empreendimento, o qual pode suprir o consumo desta área e de cada unidade individual, reduzindo drasticamente o gasto com energia em todo o condomínio. 

Morar em condomínios possui suas vantagens e desvantagens, mas, quando o assunto é energia solar, utilizar geradores elétricos solares nesse tipo de empreendimento é só benefícios.

Você mora em condomínio? Se está lendo este artigo, então a resposta provavelmente é sim.

Neste caso, eu tenho uma ótima sugestão para você: energia solar fotovoltaica.

O quê?! Você ainda não conhece essa tecnologia que está gerando economia na conta de luz de mais de 60 mil brasileiros?

Sem problemas, você chegou ao lugar certo.

Neste artigo eu irei lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia e como você e seus vizinhos podem utiliza-la para reduzir a conta de luz do seu condomínio. Confira!

A Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios

Como você já deve saber, o sol é a fonte de energia renovável mais abundante que nós humanos possuímos, capaz até mesmo de suprir todo o consumo elétrico mundial, se conseguíssemos isso.

Existem duas formas distintas de gerar energia elétrica pela luz do sol, através da tecnologia heliotérmica e a tecnologia fotovoltaica.

Entre elas, a que mais está sendo utilizada no mundo, a mais viável e vantajosa, é a tecnologia fotovoltaica, que também é a que se espalha a cada ano pelo Brasil.

A tecnologia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica, feita através de módulos fotovoltaicos, ou placa solares no popular, e demais equipamentos dos chamados sistemas solares fotovoltaicos.

Um sistema fotovoltaico é composto por um conjunto de equipamentos, ao qual damos o nome de kit solar, e engloba:

  • Painel Solar: é o arranjo das placas solares instaladas e fixadas sobre os telhados, que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica através das suas células fotovoltaicas;
  • Inversor Interativo: este é o principal equipamento de um sistema, responsável por converter e adaptar a energia gerada pelas placas aos padrões da nossa rede elétrica;
  • Estrutura de suporte: são a base para a instalação das placas sobre o telhado, necessárias para a sua correta fixação e posicionamento;
  • String-box: caixa com os dispositivos de segurança para o sistema e que contém a sua chave de liga/desliga;

Como Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios

Ok, eu te mostrei todos os componentes do sistema, mas você deve estar é interessado em saber como ele gera a energia elétrica para um imóvel, não é mesmo?

Independentemente do imóvel, seja uma casa, empresa ou indústria, a forma como um sistema irá gerar a energia elétrica e injetá-la na rede será o mesmo, ou seja:

  1. As placas captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica;
  2. O inversor recebe essa energia, converte ela para as características da rede e envia ao quadro de distribuição;
  3. A energia é consumida pelos aparelhos ou, caso não tenha consumo, é injetada na rede do poste de luz;
  4. Quando o sistema não consegue suprir o consumo, a energia vem do poste normalmente

Toda a energia injetada na rede é usada pela sua distribuidora, a qual irá compensá-lo com créditos energéticos.

Créditos Energéticos

O que muda no funcionamento de um sistema instalado em uma residência e outro instalado em um condomínio é a forma como os créditos energéticos gerados serão utilizados.

Os créditos energéticos são o grande marco do segmento de geração distribuída, criados pela resolução normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2012, que permitiu aos consumidores economizarem através da instalação de um gerador próprio.

No caso dos geradores solares elétricos instalados em uma casa ou empresa, funciona assim:

Enquanto a luz do sol está brilhando no céu, as placas estão captando sua luz e gerando energia, que é enviada até o inversor.

Enquanto o inversor injeta essa potência elétrica vinda das placas solares no quadro de força do imóvel, os equipamentos elétricos consomem essa energia e não “puxam” corrente elétrica da rede pública.

Caso algum equipamento necessite de mais energia do que o gerador solar fotovoltaico está gerando no momento, a corrente elétrica que falta fluirá naturalmente vinda da rede, passando pelo relógio de luz, e será computada como consumo.

Caso o gerador solar fotovoltaico esteja gerando mais potência do que os equipamentos eletrônicos instalados no imóvel consigam consumir, a corrente elétrica excedente fluirá em direção à rede pública, passando pelo relógio e sendo computada como energia ativa injetada.

À noite, como não há produção de energia elétrica pelo gerador solar fotovoltaico, toda a energia consumida vem da rede.

Todo esse vai e vem de energia é computado através de um relógio bidirecional instalado no imóvel pela distribuidora após a conexão do sistema junto a sua rede elétrica.

Ao fim do mês, a distribuidora irá calcular dois valores: o da energia elétrica consumida (kWh-03), e o da energia elétrica injetada (kWh-103).

O valor dessa energia injetada será transformado em créditos energéticos, que o proprietário do gerador solar fotovoltaico pode utilizar para abater dos valores de energia consumida.

Na verdade esse abatimento é feito automaticamente na conta de luz do imóvel em que o gerador solar fotovoltaico foi instalado e, se sobrarem créditos, esses poderão ser utilizados em outras unidades consumidoras que estejam registradas para a mesma pessoa (física ou jurídica).

Energia Solar Fotovoltaica para Condomínios

Essa forma de geração e consumo dos créditos energéticos é diferente para as instalações de sistemas fotovoltaicos em condomínios.

Nesses casos, ao invés de utilizar um sistema para cada unidade, um grande sistema central é instalado em área comum do condomínio, o qual é projetado levando-se em conta o consumo elétrico total do empreendimento, ou seja, da área comum e de cada casa/apartamento.

Esse sistema será conectado à rede elétrica através do relógio de luz central do condomínio e toda a energia gerada é injetada na rede, uma vez que não é possível dividir, em tempo real e de forma certa, o quanto de energia vai para cada consumidor.

Compensação da Energia 

O abatimento da energia consumida através dos créditos energéticos também difere nos empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras.

Nestes, caberá ao responsável pelo sistema definir, previamente, o rateio dos créditos entre os integrantes do condomínio, proporcionalmente à cota de cada um no sistema, ou seja, quanto cada um investiu.

Porém, caso o sistema tenha sido instalado para suprir o consumo elétrico das áreas em comum do condomínio, este deverá ser compensado antes de se fazer o rateio.

Troca do Relógio de Luz

Em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, não é necessário que cada uma delas efetue a troca do relógio medidor, uma vez que elas apenas irão receber os créditos gerados.

Neste caso, o relógio bidirecional deverá ser instalado somente na unidade que possua o sistema conectado, ou seja, o relógio central do condomínio.

Isso vale tanto para as unidades já participantes, como para aquelas novas unidades adicionadas posteriormente ao sistema de rateio.

Desligamento de Uma das Unidades Consumidoras

No caso de uma das unidades consumidoras participantes do rateio solicitar o desligamento da energia, eventuais créditos energéticos existentes no momento do encerramento da relação contratual serão contabilizados no nome do seu titular, ficando válidos por 60 meses após o faturamento.

Para os consumidores que continuarem no rateio, conforme consta no inciso VIII do art. 7º da Resolução Normativa nº 482, é necessário que a solicitação de alteração no percentual de energia excedente destinado a cada um seja comunicada por escrito e com antecedência mínima de 60 dias junto à distribuidora.

Caso isso não seja feito, os créditos futuros que seriam destinados àquela unidade que solicitou o cancelamento passarão a ser realocados para o titular da unidade consumidora onde se encontra instalada o micro ou minigerador.

Outras modalidades

Em sua resolução normativa 687, de 2015, a Aneel também criou 3 novas modalidades de geração, todas baseadas nesses créditos energéticos, que são:

Geração Compartilhada

Na geração compartilhada, consumidores residenciais, e também comerciais, podem se unir através de cooperativas ou consórcios para a instalação de um sistema solar fotovoltaico e futuro compartilhamento dos créditos gerados para abatimento do consumo de suas propriedades.

Para isso, a unidade consumidora de cada participante, assim como o gerador, deverá estar localizada dentro da área de concessão da mesma distribuidora, com este último ficando cadastrado também como unidade consumidora.

Autoconsumo Remoto

Por fim, esta modalidade permite que um consumidor residencial instale um sistema gerador em local diferente da sua casa, como um terreno ou casa de praia, por exemplo, e utilize os créditos gerados para abater do consumo de sua residência.

Assim como na geração compartilhada, ambas propriedades precisam estar localizadas dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

Caso Real De Geração Em Condomínio

Engenheiro mecânico aposentado e avô de 5 netos, Djalma Teixeira sabia era seu dever como síndico optar pelo uso da energia solar no prédio em que reside, localizado em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Ao analisar, junto com os demais moradores, o retorno financeiro do sistema fotovoltaico, comparado às demais aplicações financeiras, Djalma conseguiu convencê-los da vantagem definitiva no uso da energia solar.

Com o sistema instalado e gerando, de forma limpa, toda a energia consumida na área comum do edifício, Djalma sorri feliz de cima do prédio e acredita que, em breve, os painéis solares serão, cada vez mais, parte dessa bela vista.

Geração de Energia Solar Em Condomínios Cresce no Brasil

Desde que foi criada, a modalidade de geração distribuída em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras tem criado um nicho de mercado para a tecnologia solar fotovoltaica junto as construtoras civis atuantes no país.

Uma delas é a MRV, que em maio de 2018 inaugurou em Belo Horizonte o Spazio Parthenon, um condomínio residencial de 440 unidades totalmente abastecido com energia solar. 

O sistema fotovoltaico conta com 1.650 placas para transformar a luz do sol em energia elétrica e, com ela, abastecer todas as áreas comuns do empreendimento, além do consumo de cada unidade.

Dos 52.800 kWh (kilowatt-hora) gerados por mês, 46.200 kWh serão destinados aos moradores, e 6.600 kWh serão utilizados para suprir o consumo das áreas comuns do condomínio.

A economia anual total estimada pelo uso do sistema é de R$520 mil, além de 380 toneladas de CO2 a menos lançadas na atmosfera graças a geração limpa de energia.

O projeto é o primeiro sistema fotovoltaico de grande porte instalado em condomínio dentro das regras da geração em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, uma das modalidades trazidas pela resolução 687 da ANEEL.  

Financiamento Solar Para Condomínio

Existem diversas vantagens para um país na geração de energia solar pelos seus próprios consumidores, entre elas a sustentabilidade que traz ao meio ambiente, alívio no uso das redes de transmissão, entre outros.

Por esses motivos, nos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando a tecnologia através de aportes financeiros para a oferta de linhas de financiamento exclusivas para a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Além disso, com a popularização da tecnologia, sua queda de custos e consequente aumento do retorno financeiro que traz ao seu proprietário, muitos bancos privados também passaram a financiar seus projetos, os quais veem como um retorno garantido.

Assim, hoje em dia qualquer consumidor consegue encontrar com facilidade uma linha de crédito para instalar energia solar junto ao banco com o qual opera.

Entre os principais deles, podemos destacar o banco Santander, Banco do Brasil e o BNDES.

energia solar para empresas – Energia Solar para Postos de Gasolina  – energia solar em posto de combustivel – energia solar em mogi das cruzes – empresas de energia solar em ribeirão preto – empresas de energia solar em londrina – empresas de energia solar em são paulo – empresas de energia solar em minas gerais – empresas de energia solar em porto alegre – empresa de energia solar em campo grande ms – empresa de energia solar – empresas de energia solar em santa catarina – empresa de energia solar em são luís ma – empresas de energia solar em montes claros mg – empresa de energia solar em presidente prudente – empresas de energia solar belo horizonte  – empresa de energia solar em campinas – empresa de energia solar em sorocaba – empresa de energia solar em rio preto – empresa de energia solar em mogi das cruzes – empresa de energia solar em taubaté – empresa de energia solar em santos – empresa de energia solar em guarulhos – empresa de energia solar no rio de janeiro – empresa de energia solar em jundiai – empresa de energia solarem santo andre – empresa de energia solar caxias do sul – empresa de energia solar em osasco – empresa de energia solar em ribeirao preto – empresa de energia solarem piracicaba sp – empresa de energia solarem sao carlos – empresa de energia solar em são josé dos campos – empresa de energia solar em são bernardo do campo – empresa de energia solar no abc – empresa de energia solar em maua – empresa de energia solarem diadema – empresa de energia solar  em taubaté – empresa de energia solar em atibaia – empresa de energia solar em são caetano do sul – empresa de energia solarem barueri – empresa de energia solar em alphaville – empresa de energia solar em praia grande – empresa de energia solarem bauru – empresa de energia solar  em suzano – empresa de energia solar  em  valinhos – empresa de energia solarem arujá – empresa de energia solarem arujá – empresa de energia solar em braganca paulista – empresa de energia solar em caraguatatuba – empresa de energia solar em cunha – empresa de energia solar em Mauá – empresa de energia solar em Jundiaí – empresa de energia solar em Santa Bárbara d’Oeste –  empresa de energia solar em  Curitiba – empresa de energia solar em  Maringá – empresa de energia solar em Ponta Grossa – empresa de energia solar em Cascavel – empresa de energia solar em  São José dos Pinhais – empresa de energia solar em  Foz do Iguaçu – empresa de energia solar em Colombo – empresa de energia solar em  Guarapuava – empresa de energia solar em Paranaguá – empresa de energia solar em  Araucária – empresa de energia solar em  Toledo – empresa de energia solar em Apucarana – empresa de energia solar em Campo Largo – empresa de energia solar em Pinhais – empresa de energia solar em Arapongas – empresa de energia solar em Almirante Tamandaré –  empresa de energia solar em  Piraquara –  empresa de energia solar em  Florianópolis –  empresa de energia solar em Blumenau –  empresa de energia solar em São José –  empresa de energia solar em Chapecó –  empresa de energia solar em  Itajaí –  empresa de energia solar em Criciúma –  empresa de energia solar em Jaraguá do Sul –  empresa de energia solar em Palhoça –  empresa de energia solar em Lages –  empresa de energia solar em  Balneário Camboriú –  empresa de energia solar em  Brusque –  empresa de energia solar em Tubarão –  empresa de energia solar em Camboriú –  empresa de energia solar em São Bento do Sul –  empresa de energia solar em Navegantes –  empresa de energia solar em  Canoas –  empresa de energia solar em   Pelotas –  empresa de energia solar em  Gravataí –  empresa de energia solar em  Santa Maria –  empresa de energia solar em  Viamão –  empresa de energia solar em Novo Hamburgo – empresa de energia solar em  São Leopoldo – empresa de energia solar em  Rio Grande – empresa de energia solar em  Alvorada –  empresa de energia solar em Passo Fundo –  empresa de energia solar em Sapucaia do Sul –  empresa de energia solar em Santa Cruz do Sul –  empresa de energia solar em Cachoeirinha –  empresa de energia solar em Uruguaiana –  empresa de energia solar em Bento Gonçalves – empresa de energia solar em Bagé –  empresa de energia solar em Erechim –  empresa de energia solar em Guaíba –  empresa de energia solar em  Dourados –  empresa de energia solar em Três Lagoas –   empresa de energia solar em  Corumbá –  empresa de energia solar em Ponta Porã –  empresa de energia solar em  Sidrolândia –  empresa de energia solar em Naviraí –  empresa de energia solar em Nova Andradina –  empresa de energia solar em Maracaju –  empresa de energia solar em Aquidauana –  empresa de energia solar em Paranaíba –  empresa de energia solar em Amambai –  empresa de energia solar em Petrópolis –  empresa de energia solar em Volta Redonda –  empresa de energia solar em Macaé –  empresa de energia solar em Magé –  empresa de energia solar em Itaboraí –  empresa de energia solar  em Cabo Frio –  empresa de energia solar em Angra dos Reis –  empresa de energia solar em Nova Friburgo –  empresa de energia solar em Teresópolis – empresa de energia solar na vila oliveira – empresa de energia solar condominio aruã – empresa de energia solar condominio Real Park – empresa de energia solar no Residencial em Arujá – empresa de energia solar condominio Arujazinho I – empresa de energia solar condominio Arujazinho II – empresa de energia solar condominio Arujazinho IV – empresa de energia solar condominio Arujazinho V – empresa de energia solar condominio Hills 1 – empresa de energia solar condominio Hills III – empresa de energia solar em Uberlândia – empresa de energia solar em  Contagem – empresa de energia solar em   Juiz de Fora – Empresa de energia solar em Betim – Empresa de energia solar em Ribeirão das Neves – Empresa de energia solar em Uberaba – Empresa de energia solar em Governador Valadares – Empresa de energia solar em Ipatinga – Empresa de energia solar em Sete Lagoas – Empresa de energia solar em Divinópolis – Empresa de energia solar em Santa Luzia – Empresa de energia solar em Ibirité – Empresa de energia solar em Poços de Caldas – Empresa de energia solar em Patos de Minas – Empresa de energia solar em Pouso Alegre – Empresa de energia solar em Teófilo Otoni – Empresa de energia solar em  Barbacena – Empresa de energia solar em Sabará – empresas de energia fotovoltaica – empresa de instalação de energia solar – empresa de instalação de energia fotovoltaica – instalação de energia fotovoltaica – instalação de energia solar – instalação de energia solar preço – instalação de energia solar residencial preço – instalação de sistema solar fotovoltaico – Empresa de energia fotovoltaica em sp – Empresa de energia fotovoltaica em Guarulhos – Empresa de energia fotovoltaica em  Campinas – Empresa de energia fotovoltaica em São Bernardo do Campo – Empresa de energia fotovoltaica em  São José dos Campos – Empresa de energia fotovoltaica em  Santo André – Empresa de energia fotovoltaica em Ribeirão Preto – Empresa de energia fotovoltaica em Osasco – Empresa de energia fotovoltaica em Sorocaba – Empresa de energia fotovoltaica em Mauá – Empresa de energia fotovoltaica em São José do Rio Preto – Empresa de energia fotovoltaica em Mogi das Cruzes – Empresa de energia fotovoltaica em Santos – Empresa de energia fotovoltaica em Diadema – Empresa de energia fotovoltaica em Jundiaí – Empresa de energia fotovoltaica em Piracicaba – Empresa de energia fotovoltaica em  Carapicuíba –Empresa de energia fotovoltaica em Bauru – Empresa de energia fotovoltaica em Itaquaquecetuba – Empresa de energia fotovoltaica em São Vicente – Empresa de energia fotovoltaica em Franca – Empresa de energia fotovoltaica em Praia Grande – Empresa de energia fotovoltaica em Guarujá – Empresa de energia fotovoltaica em Taubaté – Empresa de energia fotovoltaica em  Limeira – Empresa de energia fotovoltaica em Suzano – Empresa de energia fotovoltaica em Taboão da Serra – Empresa de energia fotovoltaica em Sumaré – Empresa de energia fotovoltaica em Barueri – Empresa de energia fotovoltaica em Embu das Artes – Empresa de energia fotovoltaica em Indaiatuba – Empresa de energia fotovoltaica em Cotia – Empresa de energia fotovoltaica em São Carlos – Empresa de energia fotovoltaica em  Americana – Empresa de energia fotovoltaica em Itapevi – Empresa de energia fotovoltaica em Marília – Empresa de energia fotovoltaica em Araraquara – Empresa de energia fotovoltaica em Hortolândia – Empresa de energia fotovoltaica em Hortolândia