entre em contato
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas.
A energia solar para shopping centers tem dupla função: proteger o planeta e gerar economia para os administradores. Além de poder aliar sustentabilidade e design, transformando o ambiente em um local confortável para os consumidores.
Conheça 3 shopping centers que operam 100% com Energia Solar
Uma tendência que vem ganhando espaço no mercado é a de shopping centers que operam com energia solar.
O que não chega a ser surpreendente, dadas as preocupações com questões ambientais ao redor do globo.
O fato é que o uso de energias limpas vem se expandindo por diversos segmentos corporativos. Em centros comerciais, não poderia ser diferente.
Os benefícios são reparados logo em um primeiro instante. A queda nas contas de energia pode ser de até 95%, gerando economia para o estabelecimento.
Mas as vantagens vão muito além disso.
É possível aliar sustentabilidade e design, transformando o ambiente em um local confortável para os consumidores.
Além disso, é uma prática muito bem-vista aos olhos do público que, cada vez mais, buscam empreendimentos que se preocupem com o meio ambiente e o bem-estar social. O chamado marketing verde é uma estratégia focada em ações sustentáveis que deixa claro para o consumidor que aquele shopping center se preocupa com o planeta.
Ao adotar uma postura mais sustentável, o centro de compras passa a ter um diferencial em relação à concorrência; ganha credibilidade e agrega valor à marca; atrai uma parcela de consumidores mais conscientes, que poderão recomendá-lo para outros consumidores e atende às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.
E, não só os consumidores, mas também investidores e governos estão de olho em empresas mais sustentáveis. Por isso, se você busca investimento, ter um certificado ou selo verde pode ser fundamental.
Ao implantar um sistema de energia solar em um shopping center, é possível obter, por exemplo, o Selo Solar, concedido a empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar.
Pois é, o uso da energia solar em shopping centers já é uma realidade.
Por isso, a seguir, conheça alguns exemplos de shoppings que já operam por meio dessa tecnologia e colhem os frutos de um investimento retornável.
1. Shopping Village Mall (Rio de Janeiro, Brasil)
2. Tarewa Mega Centre (Whangarei, Nova Zelândia)
Em 2014, o Tarewa Mall, na Nova Zelândia, inaugurou o maior sistema de energia solar do país.
Ao todo, foram 926 painéis solares, que abastecem todo o sistema de ar condicionado dos 7550 m² do complexo de compras.
A PowerSmart, desenvolvedora do projeto, afirma que o projeto possui um design único, com um contêiner que abriga os inversores, monitores e caixas de junção. “Esta é apenas uma maneira de retirarmos um pouco do controle e criarmos um modelo de negócios sustentável”.
Nesse modelo, houve uma redução entre 80% e 90% nos custos com ar condicionado através do sistema de 240 quilowatts.
3. Porto Belo Outlet Premium (Porto Belo, Brasil)
Em 2017, ocorreu a implementação de uma usina solar no Porto Belo Outlet, em Santa Catarina.
Segundo Bernardo Tacla, diretor financeiro do Grupo Tacla Shopping, essa foi uma iniciativa experimental. “O projeto foi menor de 0,67 megawatts, justamente para testarmos a viabilidade da tecnologia e os resultados atenderam as expectativas”.
Apesar disso, todo o consumo do local é suprido por meio da energia solar.
As preocupações ambientais não ficaram de lado. Tanto que Michael Domingues, superintendente do Porto Belo Outlet Premium afirma que o estopim para essa realização foi a percepção da responsabilidade ambiental.
A autoprodução de energia contou com 1992 módulos solares de 330W e 9 inversores WEG Huawei de 60kW, que geram 800 mil quilowatts ao ano. Para se ter uma ideia, isso equivale ao consumo mensal de 412 residências.
Mas a melhor consequência, de acordo com o superintendente, é que 560 toneladas de dióxido de carbono são evitadas.
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas.