entre em contato
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas.
Usar Energia Renovável Solar para produzir eletricidade é possível com a instalação de painéis que conseguem captar os raios solares e transformar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Compare os números de 7 projetos que evitaram a emissão de toneladas de poluentes aproveitando a energia limpa do sol.
A energia solar é a fonte de energia renovável de maior abundância disponível para geração elétrica no Brasil. Iniciativas empresariais que estão valorizando a preservação do meio ambiente entregam números surpreendentes na redução de poluentes.
A quantidade de poluentes que foram evitados de serem lançados na atmosfera é, ainda bem, equivalente a centenas de árvores plantadas.
Ou milhares de carros à combustão tirados da rua, e o volume que eles ocupariam daria o espaço de vários campos de futebol.
Confira 7 projetos de iniciativas brasileiras e os números que eles representam!
#1 – 30 Anos de Energia Solar X 65 Toneladas de carvão
Mesmo com uma iniciativa de pequena escala, o resultado na preservação ambiental usando energia solar é muito relevante.
Para te dar o exemplo de que pequenas instalações conseguem ter impacto muito positivo, vamos começar com o Hospital das Clínicas de Uberaba.
O hospital vai contar com energia solar por mais de 30 anos!
Nesse período, os custos que teria com energia elétrica será distribuído na compra de insumos e medicamentos, beneficiando o atendimento aos pacientes, segundo a gerente administrativa.
Representando uma economia de mais de 3 mil reais na conta de energia elétrica, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) inaugurou recentemente o seu projeto piloto de instalação de placas fotovoltaicas.
Claro que o impacto vai muito além do saldo da conta de energia.
Só com as 15 placas instaladas para converter os raios solares em eletricidade, o hospital vai produzir energia limpa por 30 anos.
Evitando a queima de 65 toneladas de carvão (termelétricas).
Ou, se preferir, 500 mil km rodados num carro movido a gasolina.
Partindo para o lado oposto, os grandes investimentos podem ser representados por verdadeiras usinas solares, como no caso da Claro Brasil.
#2 – Complexo de Usinas Solares X 400 Mil Carros
Outra grande empresa que apresentou iniciativas voltadas para a sustentabilidade é a Claro Brasil.
A previsão era diminuir a emissão de mais de 100 mil toneladas métricas de gás carbônico, o que equivale à remoção de mais de 400 mil carros das ruas.
O programa Energia da Claro tem o objetivo de cobrir 80% do que a empresa utiliza em suas operações em todo o Brasil, mais de 600.000 MWh/ano.
Para isso, o programa previa a instalação, já em 2018, de mais 20 parques solares, quatro parques eólicos, seis usinas de Biogás e três de cogeração qualificada.
Seu primeiro complexo de usinas solares já foi inaugurado nas cidades de Várzea de Palmas e Buritizeiro.
Ambas em Minas Gerais, e representa a maior operação solar dedicada a uma empresa.
O complexo ocupa uma área de 45 hectares e irá gerar energia equivalente ao consumo de uma cidade de 250 mil habitantes.
#3 – 450 MW de Energia Renovável Solar X 200 casas populares
A Algar Tech, multinacional brasileira, tem dois projetos de eficiência energética com módulos fotovoltaicos.
A luz solar é captada por meio de 1.224 painéis fotovoltaicos de 245 Wp de potência, instalados no telhado do prédio principal da empresa, em Uberlândia.
Ocupam 3.300 m², sendo capaz de gerar 450 MWh (megawatt-hora) por ano, o equivalente ao consumo anual de, pelo menos, 200 casas populares.
Outro projeto está instalado em Campinas, com 650 placas fotovoltaicas.
Reduz anualmente a emissão de gases de efeito estufa da empresa em 547 toneladas.
E sabe qual setor está a cada ano investimento mais em sustentabilidade usando o potencial brasileiro de produzir energia fotovoltaica?
O setor de beleza e cosméticos, os próximos da nossa lista.
#4 – 2.400 m² de Painéis Solares X 26 mil árvores plantadas
“Escolhemos a energia solar porque é abundante no Brasil e é a que gera menor impacto ao meio ambiente. A produção não gera emissão de carbono e nem resíduos em sua operação”.
Essa fala é do Diretor de Propriedades e EHS da L’Oréal Brasil, Gerald Vincent, ao explicar a escolha por energia solar fotovoltaica.
Segundo a empresa, com 2.400 m² de extensão, os painéis solares do Centro de Pesquisa & Inovação têm um impacto equivalente a 26 mil árvores plantadas.
E evitará a emissão de mais de mil toneladas de CO2 na atmosfera no período de, no mínimo, 25 anos, tempo de vida útil das placas.
O novo sistema gerará 40 mil kWh (quilowatts-hora) por mês.
O que representa o consumo mensal de aproximadamente 270 casas, e será responsável por 20% de toda a energia utilizada no campus, inaugurado em 2017.
#5 – 2 mil m² de painéis solares X 5 toneladas de CO₂ por mês
Reconhecida mundialmente por ser uma empresa brasileira preocupada com a sustentabilidade em suas atividades, a Natura divulgou a instalação de 2 mil m² de painéis de energia solar em sua sede em Cajamar.
A quantidade de 5 toneladas de dióxido de carbono que serão evitadas de serem emitidas na atmosfera é mensal.
E também equivale a 1.930 litros de gasolina consumida no mesmo período.
A Natura inovou entre as empresas verdes e criou ainda um projeto social de uma ONG chamada “SOLCIAL”.
Com esta ideia a Natura ultrapassa as fronteiras da cultura interna de sustentabilidade e promove impacto social através da ONG.
A ONG é dedicada a viabilizar a instalação de equipamentos de energia solar fotovoltaica em instituições filantrópicas.
#6 – 2 Mil Placas Fotovoltaicas no Telhado X 360 Residências
É só a maior usina solar instalada em telhado no Brasil!
Essa obra está instalada em toda a extensão dos telhados da sede da empresa Mercado Livre, em São Paulo.
Com esse investimento em energia renovável solar, a empresa está evitando emissão de quase 100 toneladas de CO² por ano, o equivalente a plantar neste período 560 árvores.
Localizada na cidade de Osasco, o projeto batizado de “Milicidade”, fez parte da estratégia de promover sustentabilidade por meio da instalação de:
Duas mil placas fotovoltaicas em 4,7 mil metros de telhado
Instalação de 2.800 lâmpadas LED
Reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias
Todo carpete foi feito a partir de produtos reciclados para substituir as tradicionais opções de revestimento de piso para os postos de trabalho
#7 – 16 Mil Placas Fotovoltaicas X 27 campos de futebol
Isso mesmo, uma usina solar que ocupa uma área de 230 mil m² equivalente a 27 campos de futebol!
Foi inaugurada em Fevereiro de 2019 pela Cemig Geração Distribuída, segmento da distribuidora mineira que atende o mercado de geração distribuída.
Segundo o site da companhia é a primeira usina de minigeração destinada ao atendimento a clientes de baixa tensão, como comércios e pequenas indústrias.
Essa foi uma pequena amostra sobre como o Brasil tem potencial para transformar o setor energético e se tornar referência em sustentabilidade usando energia verde.
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas.